domingo, 28 de novembro de 2010

Filme- O Segredo dos Seus Olhos (2009)


Filme argentino baseado em um livro de Eduardo Sacheri é um romance policial que se passa em uma época conturbada, a ditadura militar, quando Benjamim Espósito começa escrever um livro decide se basear em um caso que o marcou muito, o assassinato de uma jovem. A ordem cronológica no filme é cortada para que os eventos que são contados possam ser explicados, mesmo com um orçamento pequeno a recriação histórica é perfeita e Ricardo Darin faz uma atuação densa e precisa para mostrar um conto de amor e tristeza. Belo filme que faz muito com tão pouco, afinal o orçamento não chegou aos 2 milhões de euros. O Segredo dos seus Olhos traz algo mais do que uma história triste com ele vem a redenção de um homem, a punição de outro e talvez guarde muito mais do que amor e tristeza.

Filme- O Lutador (2008)


Darren Aronofski é um diretor que gosta de expor os excessos do ser humano e em O Lutador encontra um freak, Mickey Rourke, que é o excesso em pessoa para contar a história de Randy “The Ram” Robinson um lutador que vive recordando as glórias de tempos áureos fazendo pequenas lutas, tudo muda quando no meio de uma luta tem um infarto e precisa se afastar dos ringues e se adaptar a vida comum trabalhando em um mercado. O filme é um exemplo de que quando somos bons em algo, morremos fazendo isto, a luta não é nos ringues, é interna e dilacerante, mesmo depois de perder a família e a saúde estar em risco Randy não quer parar de lutar. Marisa Tomei faz uma stripper, em uma atuação brilhante, que tem fortes aspirações a par romântico de Rourke que por sua vez está sensacional por que ali não está interpretando ninguém a não ser ele mesmo.

Filme- O Labirinto do Fauno (2006)




Filmes de fantasia normalmente são associados à infância e tudo o que eles mostram na verdade é o abandono da inocência, o amadurecimento dos personagens, neste filme Guillermo Del Toro deixa este amadurecimento apenas para a personagem central, mas a obra em si apresenta a maturidade do diretor da melhor maneira possível, através da arte. A narrativa tem inicio com um conto sobre uma princesa que foge de seu reino, seria clichê não fosse pelo fato de o pano de fundo ser a guerra civil espanhola, tema já abordado por Del Toro em A Espinha do Diabo, onde um capitação fascista leva para o campo sua esposa, que está grávida, e sua enteada é neste ambiente hostil que Ofélia vai conhecer o Fauno e terá de completar três tarefas para retornar ao seu reino. O filme tem cenas violentas que se alternam com momentos mágicos, personagens cruéis e sombrios, uma direção de arte impecável, uma história excelente, maquiagem original e muito mais. Um dos melhores filmes de fantasia dos últimos anos.

Filme- Vicio Frenético (2008)


Werner Herzog é um diretor em busca do caos e Nicolas Cage é um ator que trabalha bem este caos é isto que faz o filme ser certeiro em seu objetivo. Em uma Nova Orleans pós Katrina Nicolas Cage é um policial recém promovido a tenente que está em busca dos assassinos de uma família de senegaleses e acredita que alguns traficantes estão envolvidos. O caos está por todos os lados neste filme; as locações de Nova Orleans destruídas pelo furacão, a câmera rápida de takes inusitados de Herzog e a atuação de Cage finalmente se encontrando novamente. Vejam e apreciem esta história onde limites são quebrados para se fazer justiça e mostra que a injustiça às vezes é apenas parte do sistema.

Filme- Distrito 9 (2009)




Vez por outra nos pegamos vendo um filme do qual não havia expectativa nenhuma e é exatamente por isto que nos sentimos recompensados quando encontramos material que vale a pena. Distrito 9 representa muito bem um desses momentos, a história de alienígenas, que já é original desde o inicio onde nós não somos as vitimas e sim os aliens, os efeitos são sensacionais e as referencias ao apartheid que trazem mais um ingrediente a toda critica social já impressa neste filme. É brilhante a forma de gravação onde o inicio de feito como um documentário para nos deixar a par dos fatos e quando já estamos familiarizados com estes vem a filmagem em primeira pessoa. É maravilhoso ver um filme B ser tratado como um filme de primeiro escalão.

Livro- A Estrada Da Noite




Filho de peixe peixinho é. Isso deve ser verdade, afinal Joe Hill, o escritor deste livro, é filho de Stephen King e comparações a parte o sobrenatural é um vinculo entre os dois. O conto segue a rotina de u antigo rockstar que está aposentado e tem um gosto um pouco peculiar; ele gosta de colecionar objetos bizarros como jogos de xadrez feitos com dedos, armas que serviram para ceifar vidas de celebridades entre outras coisas. Quando está na internet vê um leilão de um fantasma e o compra, após a chegada de uma caixa com o terno em que o morto foi enterrado várias coisas estranhas começam a acontecer. Romance cheio de energia que nos traz calafrios e nos assusta a cada revelação feita.


Série- Frango Robô (2005-2008)


Após ser atropelado em uma noite chuvoso por cientista o frango do titulo é obrigado a ver TV sem parar e através destes programas temos uma sátira da vida norte americana, parece muito simplório mas é ai que esta a beleza do programa, utilizando brinquedos e fazendo animação stop-motion a série traz diversos filmes, sitcoms e talkshows em uma versão sem cortes na qual o riso é impossível de ser controlado. Vale a pena conhecer esta série por sua comédia controversa e por seus curtos episódios.

Filme- Crepusculo dos Deuses (1950)


Uma junção de dois gêneros em vigor na época que o filme foi feito, o drama e o noir, para contar a história de Joe Gills um roteirista que passa por uma fase de ostracismo e acaba se deparando com uma antiga estrela Norma Desmond, que sonha em retornar à sua fase de ouro. O filme começa com um corpo em uma piscina e a narração em off de Gills para elucidar os fatos. Excelente filme de Billy Wilder, um dos poucos diretores que caminhavam por todos os gêneros do cinema e tinha pulso firme em seus sets, outra magnífica obra deste diretor que mostra todo o misticismo e fascinação por Hollywood e a dramatização de qualquer fato para que este se torne um momento cinematográfico.

sábado, 27 de novembro de 2010

Filme - Renascido das Trevas (2010)


Historia de uma família alemã que mora numa cidade do interior dos EUA, em uma situação, difícil e contatada pelo Terceiro Reich, recebe como hospede outro alemão vindo da alemã nazista o professor Richard Wirth, que na verdade tinha outras intenções,assim colocando a família em uma experiência de ocultismos e um pacto de magia, com um ótimo enredo,e fora a agradável fotografia e cenas de ação medias para boas ,e uma lição sobre historia de ocultismo ,que a cúpula de Hitler estudava e que e pouco divulgada, porem de valor sublime aos países que ganharam a guerra que esconderam os arquivos para estudos a serem usados pelos próprios,tendo dois irmãos que buscam vingança por acontecimentos ligados a eles, este filme e tem apenas uma baixa, ele e curto, mas ao final da uma expectativa de continuação.

Filme- Sonhos Roubados (2009)


O cinema nacional vive sob a estigma de ser explorador da miséria pela qual o país vive e este filme volta ao tema, mas não para explorar a miséria como os demais e sim mostrar como as pessoas são influenciadas pelo meio em que vivem. Sonhos Roubados não é só um titulo, é também um resumo da forma como a vida pode ser dura e tirar as vezes o pouco que temos. Três moças que vivem em uma favela e se prostituem para conseguir um dinheiro a mais para ajudar em suas famílias, para cada uma delas existe um ponto de equilíbrio e desequilíbrio, entre familiares e amigos, que ajuda as personagens a conhecerem seus limites. Atuações fortes marcam este filme, que mesmo mostrando o lado mais triste das escolhas erradas que fazemos ainda há espaço para um fio de esperança.

Filme- Os Outros Caras (2010)


Comédia com Mark Wahlberg e Will Farrell, dois policiais que se unem para suprir a necessidade de policiais “celebridade” após a morte da dupla anterior. O filme não é tão bom quanto imaginado, afinal o elenco é bom e a premissa interessante, mas Mark Wahlberg não é ator para comédias e apesar de Will Farrell fazer mais um excelente papel não consegue fazer o trabalho por dois. Um filme de momentos, mas que no conjunto da obra não faz aquilo pra que foi produzido, fazer rir.

Filme- Centurião (2010)


Centurião é um bom representante do gênero Épico, tem os heróis com suas éticas inabaláveis, tem a donzela em perigo e a devoção dos soldados por seu comandante. Fosse apenas por isso o filme seria apenas mais um, no entanto com uma montagem criativa, cenas de batalhas sangrentas e a preferência da equipe de direção de arte por uma coloração mais pálida na película, temos um novo estilo que traz um certo frescor ao gênero e mostra que há a possibilidade de criatividade e não só o reaproveitamento do que já foi usado. Este filme lembra muito o piloto de uma série, pois dá a direção na qual o cinema épico pode seguir basta que os próximos filmes a sigam.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Filme- As Múmias do Faraó (2010)


Luc Besson está de volta e mais uma vez embarcando em um conto fantástico As Múmias do Faraó traz o melhor de Besson, a direção de arte bem cuidada, a fotografia exemplar, os efeitos na medida certa e a construção, ou melhor a reconstrução, da França do inicio do século XX. A Jovem Adele Blanc-Sec é uma intrépida aventureira, no estilo Indiana Jones, que viaja o mundo em busca de uma fonte mística para curar sua irmã e nesta busca se mete em enrascadas que são no mínimo bizarras. Esta adaptação, de uma HQ franco-belga, só perde por querer ser fiel demais ao texto original e mantendo alguns personagens irrelevantes na trama, o titulo em português não traduz o original e engana a audiência, pois as múmias aparecem no final, mas merecem os créditos por fugirem dos velhos padrões e mostrarem algo novo.

Série- Modern Family (2009-2010)


Sátira é sempre um bom ponto de partida para séries e filmes, mas nem sempre da certo. Modern Family faz um sátira à família e o sucesso é inevitável, com três núcleos familiares que na verdade são diferentes facetas de uma mesma família está série não é somente bem humorada, mas também brinca com os medos e os preconceitos dos americanos de forma irreverente e sem nenhum pudor. o estilo de filmagem câmera na mão da um toque genial e que traz uma proximidade maior entre o público e os personagens que são por si só caricatos e hilários. Vejam esta série e se identifiquem.

Filme- A Última Tentação de Cristo (1988)


Baseado em livro homônimo e dirigido por Martin Scorcese este filme mostra uma outra versão para os acontecimentos na vida de Jesus Cristo, com uma visão mais humana que divina. Aqui Jesus não está preparado para tudo o que tem que passar, ele tem duvidas e medos e é ai que está o ponto principal do filme, não há banalização da história ou da figura em questão e sim uma humanização o que faz com que o expectador se sinta inserido na trama. Como em todos os filmes de Scorcese as imagens são rápidas e de uma textura magnífica.

Filme- Hollywoodland (2006)


Baseado na história real da morte de George Reeves, o primeiro Superman. O filme é um show de técnica desde de o roteiro genial e bem escrito até a granulação que remete aos filmes noir da década de 50, é isso que faz com que a imersão seja mais sincera. A base deste filme é o suposto suicídio do ator George Reeves que traz algumas duvidas e faz o detetive Simo começar uma investigação com três bases para explicar o acontecido, o filme alterna cenas da investigação com cenas da vida do ator. Mais do que uma homenagem aos filmes noir este é uma viagem histórica por fatos que mesmo romanceados para o cinema não mudaram o teor dos acontecimentos.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Filme - Paper Man (2010)


Excelente filme, o que se conseguiu com este filme,foi colocar uma visão pura, uma certa inocência,em um drama de dois personagens Primeiro de Richard um escritor de meia-idade que não consegui idéia para escrever se segundo livro, sendo o primeiro um fracasso,passando um tempo no interior de uma cidade pacata, conhece Abby uma garota de 17 anos que sofreu um trauma familiar,sendo assim os dois começa como uma química a ter uma amizade,sincera e engraçada,e indiretamente dividindo seus traumas,Richard tem como um amigo imaginário o ‘’Capitão Excelente’’,assim como Abby tem o seu, que o acompanha em suas decisões e medos,com um elenco de bons atores e bem entrosados, filme tem seus momentos sérios e inocentes, não deixando perder a atenção em nem uma cena.

Filme - Thriller -A Cruel Picture (1974)



Vagando pela internet, cliquei no trailer deste filme, logo de cara veio a mente, como parece Kill Bill, e não é que tinha algo ligado, Quentin Tarantino se inspirou neste filme para fazer Kill Bill,a historia de Madeleine (Christina Lindberg ) garota de uma cidade rural e abusada por um velho pedófilo na infância a traumatiza deixando-a muda, já mais velha e digo muito bela,ela faz sessões de terapia na cidade grande, e quando perde seu ônibus, recebe uma carona de um cavalheiro que a seduz,e a deixa viciada em heroína e a prostitui para manter o vicio, logo no primeiro cliente ela faz um protesto e é punida com a perda de um olho numa cena muito boa,este filme não tem meio terno,ele o ataca psicologicamente convencendo o ato vingança, com cenas de sexo explicito acontecendo,mentiras que ocorrem, ate os pais de Madeleine terem desgosto,a vingança cresce no telespectador,torcendo por Madeleine mate sua sede de vingança da forma mais cruel e maldosa possível, e ela corresponde,com uma parte dos ganho como prostituta ,investe em aulas de karatê, automobilismo e balística ,planejando a vingança que se da de forma poética ,em belas cenas em câmera lente,e trilha sonora envolvente, não e a toa que Kill Bill teve sucesso, inspirando numa película fantástica do diretor e roteirista Bo Arne Vibenius,Kill Bill que chega a ser muito bonitinho perto deste.
 

Filme - Despertar dos Mortos (1978)


Este filme, que e mais um marco do diretor e roteirista Romero, que influenciou toda uma geração de filmes de zumbis, despertar dos mortos, revive a mesma espiritualidade de ‘’A noite dos Mortos vivos’’,também de Romero, os personagens parecem os mesmo, em tempos diferentes,com novos desafios de sobrevivência,mostra 4 personagens que diante de uma fuga dos mortos –vivos decidem ficar num shopping, uma critica ao consumismo humano, mas um raciocínio básico, no shop tem tudo o que é preciso para uma sobrevivência,ate o próprio Romero faz uma aparição rápida no filme,e mais uma vez colocado um ator negro no papel principal,no inicio os atores parecem meios travados em suas atuações, mas conforme o andamento, melhora muito, o filme tem uma grande mensagem critica e lógico mortos-vivos, tento a certeza absoluta que o cara e o mestre dos zumbis ,não e a toa que este foi mais um filme de Romero que marcou toda uma geração.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Filme- O Que Terá Acontecido Com Baby Jane (1962)




Robert Aldrich começou sua carreira como assistente de diretores do calibre de Jean Renoir e Charlie Chaplin e foi com eles que aprendeu a fazer filmes, acima de tudo filmes de qualidade. O Que Terá Acontecido com Baby Jane? foi seu primeiro sucesso de crítica e público a partir dele que começou a mostrar suas características pessoais através de sua arte, neste filme a história gira em torno de duas irmãs, Jane e Blanche Hudson, a primeira tem um gênio agressivo e invejoso que faz com que tenha atritos constantes com sua irmã até chegar ao ponto de torná-la refém em sua própria casa. Muitos criticam Aldrich de fazer filmes violentos e com tensão psicológica exagerada, mas é esta experiência de a arte imita a vida que faz com que os filmes deste diretor sejam os clássicos que são.

Filme- Tiro Certo (2008)


Assassinos com códigos de ética não são tão incomuns em Hollywood quanto se possa imaginar e neste filme Blackbird, um assassino da máfia, vê sua vida mudar ao conhecer um jovem trapaceiro que decide tomar sob suas asas como uma espécie de redenção por seu passado. Tudo corre bem até que um golpe dá errado e os dois são identificados por um casal que está em processo de divorcio. As locações são muito bonitas, as atuações até razoáveis, mas o grande problema é fazer de um filme de assassino um drama sobre o casal que começa a repensar sua vida a dois e vêem a necessidade de estar próximos. Aquela velha história de os fins justificam os meios não procedem nesta trama que possui um desenvolvimento envolvente e um final maçante.

Filme- Fome Animal (1992)




Impossível acreditar que Peter Jackson, vencedor de vários Oscar pela trilogia de O Senhor dos Anéis, foi um dia diretor de filmes trash/gore. Fome Animal foi um de seus primeiros filmes e podemos perceber isso por algumas cenas toscas e hilariantes. Depois de ser atacada por um rato de Sumatra uma senhora se torna Zumbi, seu filho tenta protegê-la, mas o vírus acaba se espalhando. A parte a simplicidade do roteiro e as atuações cheias de canastrice o filme vale por suas cenas de mutilação que são muito bem feitas, ressaltando o momento em que o surto zumbi inicia e no final com o cortador de grama.

filme- Alphaville (1965)




Uma mistura de drama, noir e ficção cientifica de Jean-Luc Godard, um dos diretores mais influentes da história do cinema. Nesta trama vemos um agente secreto intergaláctico que precisa destruir um super computador que controla a mente dos moradores de Alphaville, durante suas investigações se apaixona por Natasha, a partir deste momento vemos toda a desconstrução social feita por Godard para que a mesma seja reconstruída a partir de sentimentos verdadeiros. Como em todos os filmes deste mestre da nouvelle vague os diálogos são muito precisos mesmo quando quase nada é dito.